A Indústria Farmacêutica, talvez mais do que qualquer outra, contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos através dos medicamentos cada vez mais avançados que produz. Mas, sendo a qualidade de vida o objectivo primordial da Indústria, as empresas do sector vão para além do desenvolvimento de fármacos e prolongam essa sua missão desempenhando uma cidadania activa. Estas empresas fazem-no, contribuindo para melhores condições sociais, apoiando causas, sendo solidárias e pedagógicas e desenvolvendo esforços para uma maior sustentabilidade ambiental.
A APIFARMA, que em Portugal representa cerca de 120 empresas do sector, tem pautado a sua actuação por uma atitude constante de escuta e compreensão dos seus stakeholders – empresas associadas, doentes, governos, profissionais de saúde, etc.
Ao longo dos últimos anos, a Associação tem realizado um trabalho de cooperação, de solidariedade e de incentivo ao desenvolvimento social, científico e educativo dos portugueses.
Diversas iniciativas destinadas à defesa do ambiente, à promoção da qualidade de vida dos doentes, à transparência da comunicação e actuação do sector com os seus parceiros, ao incentivo e divulgação de boas práticas deontológicas e à divulgação da ciência, têm concretizado os objectivos da APIFARMA, nomeadamente, mostrar à sociedade portuguesa como a Indústria Farmacêutica é um sector fundamental e estratégico no desenvolvimento económico e social, à semelhança do que se passa internacionalmente; e mostrar também que a Indústria Farmacêutica trabalha para TODOS, porque a saúde é um bem de TODOS.